Estuários
Engenharia de Produção
ESTUÁRIOS
Curitiba
Outubro - 2012
ALUNO
ESTUÁRIOS
Trabalho apresentado ao Professor André Santos da disciplina Ciências Do Ambiente da turma CCE0757, turno MANHÃ do curso de ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.
Curitiba
Outubro – 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4 2 ESTUÁRIO 5 2.1 DINÃMICA E HIDROLOGIA DOS ESTUÁRIOS 5 2.2 A CUNHA SALINA 6 2.3 MOVIMENTAÇÕES DOS SEDIMENTOS NOS ESTUÁRIOS 7 2.4 OS DELTAS 8 2.5 ESTUÁRIOS E ATIVIDADE HUMANA 8 3 CONCLUSÃO 9 4 BIBLIOGRAFIA 9
1-INTRODUÇÃO
Este trabalho (pesquisa bibliográfica) tem por objetivo aprimorar o conhecimento do Ecossistema denominado Estuário, identificando suas principais características, influências e importância para todo o Ecossistema e seres que dele dependem.
2- Estuário
Um estuário é um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar. Um estuário sofre a influência das marés e apresenta fortes gradientes ambientais, desde águas doces próximos da sua cabeceira, águas salobras, e águas marinhas próximo da sua desembocadura. As zonas entre marés são geralmente constituídas de vazas (lama) ou ostreiras e outras zona cobertas de sapais e pântanos que são ótimas zonas para o desenvolvimento de espécies aquáticas.
Do ponto de vista da ecologia e da oceanografia, um estuário é uma região semi-fechada do oceano influenciada pelas descargas de água doce de terra, quer seja um ou mais rios, ou apenas da drenagem do continente.
Muitas vezes, usa-se a palavra estuário em contraposição ao delta, onde o rio se mistura com o mar através de vários canais ou braços do delta. No entanto, um delta pode considerar-se também uma região estuarina. Por outro lado, um "mar interior" como o Mar Báltico pode apresentar em toda a sua extensão as características de um estuário.
Há várias formas de estuários, determinadas não só pela geomorfologia da costa, mas também pelas