Estuários
Estuários são definidos como um corpo d’água costeiro semi-fechado que, por possuírem uma ligação livre com o mar aberto, são fortemente afetados pela ação das marés e caracterizados pela ocorrência de uma mistura da água marinha com a água doce oriunda das áreas terrestres gerando um gradiente de salinidade (McLusky & Elliott, 2004).
Características dos Estuários
Turbidez: A água do estuário possui enorme quantidade de partículas em suspensão,
dificultando a penetração de luz, causando a diminuição da fotossíntese e sua respectiva produtividade. volume de água existente e da entrada de água doce que tende ser sempre mais fria. causadas principalmente pelo fluxo de água do mar e dos rios. e rios, o estuário possui substrato lamoso e macio. possui pouco OD devido à oxidação bacteriana.
- Temperatura: Assim como a salinidade, costuma variar bastante em razão do menor - Fluxo: Estuários costumam ser locais de águas mais lentas, onde as correntes são - Substrato: Sendo um ambiente dê posicional com seus sedimentos provenientes do mar - Oxigênio: O OD é muito mais alto na coluna d´água que próximo ao substrato, que - Composição química: A composição química da coluna d´água, incluindo mudanças na
quantidade e tipos de nutrientes dissolvidos, composição de sedimentos, pode variar. caracterização biótica como abiótica dos ambientes estuarinos.
- A salinidade da água é um dos fatores ambientais mais estudados, tanto na
Classificação quanto a qualidade ambiental
Qualidade estética: relacionada com a presença de resíduos visíveis; Qualidade sanitária: relacionada com a presença de micro-organismos patogênicos; Estado trófico: relacionado com o excessoou o desequilíbrio de concentrações de azoto e fósforo e efeitos associados; Poluição por tóxicos: relacionada com a presença de substâncias nocivas para os organismos aquáticos.
Ecossistemas Estuarinos
Mangue: Ambiente costeiro, de transição entre ambientes