Estuários
Campus Universitário de Capanema
Licenciatura Plena em Ciências Naturais
Disciplina: Geologia Geral
Docente: Vando Gomes
Discente: Cleberson R. Castro da Silva
RESUMO
ESTUÁRIOS
UFPA Capanema
INTRODUÇÃO:
Um estuário é um corpo d'água parcialmente encerrado, que se forma quando as águas doces provenientes de rios e córregos fluem até o oceano e se misturam com a água salgada do mar. Os estuários e as áreas circundantes são áreas de transição entre a terra e o mar, entre água doce e salgada.
Apesar de influenciados pelas marés, os estuários estão protegidos das ondas, ventos e tormentas marítimas pelos arrecifes, ilhas que atuam como barreiras ou franjas para o terreno, lodo ou areia, que definem a fronteira do estuário. São encontrados em todas as formas e tamanhos e podem chamar-se baías, lagoas, portos, enseadas ou canais. A peculiaridade de um estuário é a mistura de águas doce e salgada (e o não o nome). O ambiente de estuários figura entre os mais produtivos da Terra, criando, a cada ano, mais matéria orgânica que áreas, comparáveis em tamanho, de bosques, prados ou terras agrícolas.
Os estuários estão divididos com relação ao gradiente de salinidade em: zona estuarina fluvial, região mais interna do estuário fortemente relacionada com o aporte fluvial com salinidades menores que 1; a zona estuarina média apresenta salinidades variando de 1 a 35, onde ocorre a intensa mistura entre as águas salgadas e doces; e a zona estuarina costeira ou desembocadura onde a forçante marinha (marés, ondas e correntes) predomina. A circulação no interior o estuário é determinada por essas forçantes marinhas e fluviais, além de pelo tamanho e forma da bacia.
CLASSIFICAÇÃO DE ESTUÁRIOS:
Quanto à classificação os estuários podem ser divididos quanto ao domínio por ondas ou por marés. Estuários dominados por ondas apresentam caracteristicamente um pontal arenoso transversal à desembocadura e uma energia