estudos
PADRÕES RACIAIS
1
DUPLA APTIDÃO ANGLO-NUBIANA
Originária da Inglaterra, do cruzamentos com cabras comuns Inglesas X bodes Nubianos importados da Nubia, India e Arábia. O resultado foi uma raça muita rústica.
A cabeça apresenta um típico e acentuado perfil convexo. Orelhas grandes, largas e pendentes, terminando em ponta voltada para frente, pavilhão interno voltado para a face. Normalmente é mocha, mas pode apresentar chifres. Pêlo curto e lustroso, com coloração extremamente variável, desde preta a branco em todas as tonalidades, ou manchada , sem predominância de qualquer cor. As cores castanho-escuro ou vermelho também são habituais, outras castanhas, amarela, cinza, apatacada (tartaruga).
Produção leiteira: 2 a 4 l/dia, com 4,6% de gordura.
No Brasil tem grande porte; orelhas grandes, largas e pendentes, com as extremidades voltadas para fora; chanfro convexo; presença ou não de chifres; pelagem de cores variadas exceto a totalmente branca, sendo mais comum as cores preta, vermelha, parda e suas combinações; pelos curtos.
Aptidão: Carne e leite. CANINDÉ
Origem %u2013 Raça naturalizada do Nordeste Brasileiro e provavelmente originária da raça Grisonne Negra, dos Alpes Suíços. Alguns afirmam que o nome é oriundo de "Calindé" que era a tanga branca, de algodão rústico, usada pelos escravos. O escravo vestia sua "calindé" da mesma maneira que essa cabra vestia a sua "calindé", alusão da parte baixa do corpo de cor branca, mantendo-se o restante de cor preta. Outros afirmam ter origem da região do Vale do Rio Canindé, no Piauí. O nome consolidou-se como Canindé. Este, significa "faca pontuda", usada principalmente no Sertão Cearense ou também pode significar as pedras ou lascas rochosas que serviam para afiar lâminas ou peixeiras no sertão do Piauí.
Características - Apresenta a cabeça negra, com mancha baia, de tamanho variado, na região da garganta. Na face, uma faixa branca ("lágrima") estreita percorre a arcada orbitária pelo lado