estudos sociais sobre a cidade de Goiânia
-Políticas publicas e gestão metropolitana de Goiânia-
Estudos Sociais sobre a cidade
Dezembro/2012
Introdução
O objetivo geral do estudo é identificar as consequências das formas de gestão do território, a partir de uma análise, do ponto de vista histórico, das políticas publicas implantadas na cidade de Goiânia. Analisando a criação da cidade até a atual região metropolitana, citando acontecimentos e suas consequências para a produção do espaço urbano.Iniciaremos uma apresentação dos objetos de estudo, e entraremos, a partir de uma linha do tempo na analise, embasada pelos estudos proferidos nesta disciplina, do meio urbano e seu gerenciamento. Alunos: Camila Jungmann Attux
Políticas urbanas:
e sua interferência no espaço das cidades
O que é um “plano diretor”?
Plano Diretor é um instrumento básico da política publica de desenvolvimento do Município, pois sua principal finalidade é fornecer orientação ao Poder Público e a iniciativa privada na construção dos espaços urbanos, ele é o regulamentador das políticas publicas urbanas.
Georges-Eugène Haussmann (1809-1891)
Na disciplina de estudos sociais sobre a cidade analisamos o estudo de Barbara Freitag através das escolas do pensamento urbano. No âmbito das políticas publicas e gestão urbana temos nas escola Francesa, mais precisamente no Barão de Haussman um exemplo dessa relação do poder político e a produção do espaço da cidade. Haussman foi prefeito e responsável pela reforma urbana em Paris, implantando grandes Bulevares , que pretendia tornar a cidade mais “bela e imponente”. Devido Às suas reformas muitos cidadãos foram expulsos da região central para a periferia, abrindo espaço para novas contruções em detrimento das antigas gerando uma nova organização geométrica e identidade visual da cidade.
Haussman exemplifica como o poder publico interfere na construção do território urbano.
Goiânia: Análise do desenvolvimento da cidade e seus planos diretores