Polinucleação e novas centralidades em goiânia
DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Fernanda Vilela de Paula
Isabela Abranches
Jessica Nunes
Ludmilla Brito
Nubia Lucio de Araújo
POLINUCLEAÇÃO E NOVAS CENTRALIDADES EM GOIÂNIA
GOIÂNIA
2012
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
POLINUCLEAÇÃO E NOVAS CENTRALIDADES EM GOIÂNIA
Trabalho apresentado à Pontifícia Universidade Católica de Goiás para composição parcial da N2 na disciplina de Estudos Sociais sobre a Cidade, Turma A01.
Orientador: Prof. José Eduardo
GOIÂNIA
2012
RESUMO
Este trata da elaboração de um trabalho sobre a Polinucleação das cidades, principalmente da cidade de Goiânia- GO.
Palavras-Chave: Polinucleação, Novos Centros, Goiânia, Descentralização.
* INTRODUÇÃO
Este trabalho coloca-se como uma reflexão teórica, procurando contribuir para o estudo dos fatos ligados à produção das chamadas 'novas centralidades urbanas', termo utilizado para designar espaços que favorecem uma dinâmica que os tornam destinações coletivas polarizadoras. O texto é ilustrado com imagens indicativas das centralidades de Goiânia, cidade de porte médio, capital do estado de Goiás, Brasil, a partir de pesquisas. A reflexão sobre centralidade apoia-se no exame da redefinição do termo e dos fenômenos a ele relacionados na dinâmica de expansão intra-urbana e nas novas relações centro / periferia.
ESTUDO GERAL
Polinucleação e novas centralidades na cidade de São Paulo:
Em São Paulo – SP, o centro tradicional, a Avenida Paulista e o eixo nucleado pela Avenida Luiz Carlos Berrini formam de um conjunto de temas presentes nas discussões das grandes cidades contemporâneas: fragmentação, desertificação, abandono das velhas centralidades, dualizações de toda ordem, declínio e encolhimento e morte dos espaços públicos e da própria vida urbana. É aberta uma discussão sobre o significado dos