Estudos sobre apostas e jogo
Título: Apostar na Loteria é Pecado?
Objetivo: Analisar bases bíblicas e fundamentar o conceito de que apostar é pecado ou não.
Justificativa: Apresentar uma análise sistemática das Sagradas Escrituras quanto ao tema.
Introdução: Para analisarmos o tema proposto temos que anteriormente, analisar o que significa apostar basicamente, e principalmente, se apostar significa jogar, pois, não desvencilhando ambas, passamos a deduzir que todo jogo é pecado por simples associação, assim todos aqueles que praticam algum esporte é pecador, pois as Sagradas Escrituras não dizem que divertimento é pecado mais sim algo que enalteça o homem em detrimento de outrem, ou até, uma disputa em que haja um vencedor, este sim será considerado pecador. A palavra aposta tem sua origem no latim, mas sua origem difere do que comumente a palavra é, e como é utilizada atualmente. Ela vem da raiz latina appono, -ere, que significa colocar junto de, servir, pôr sobre, acrescentar, que em sua forma no particípio do passado é appositus, significando: colocar junto de, servir, pôr sobre, acrescentar, ou seja, o mesmo. Foi inserida no vocabulário italiano da seguinte forma: posta significando, promessa mútua de que depende dar ou receber alguma coisa (dadas determinadas circunstâncias), e ou, a quantia ou coisa que se aposta. Claro que etimologicamente falando temos uma diferença na origem da palavra e em sua transliteração para o italiano, mas a forma acrescentar que é tradução da raiz em ambas as formas latinas é a vilã da história.
Já a palavra jogo, que vem do latim jocus, significa gracejo, graça, brincadeira, divertimento. Assim etimologicamente falando, uma coisa não é outra e vice versa.
Desenvolvimento: Muito se tem falado de que apostar em loterias, bingos, mega-sena e outros jogos do governo, corridas, esportes em geral e etc., é pecado, mas muitos irmãos ainda tem dúvida de que se realmente é ou não pecado. Uns dizem que pecado é o que te