O papel da mídia no reconhecimento do pôquer como esporte da mente
MARCELLO MONTEIRO DE CARVALHO BERTOLO
O PAPEL DA MÍDIA NO RECONHECIMENTO DO PÔQUER COMO ESPORTE DA MENTE
Rio de Janeiro 2010
MARCELLO MONTEIRO DE CARVALHO BERTOLO
O PAPEL DA MÍDIA NO RECONHECIMENTO DO PÔQUER COMO ESPORTE DA MENTE
Trabalho de Conclusão de Curso de PósGraduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte das Faculdades Integradas Hélio Alonso. .
Orientador: Prof. Sérgio Campos
Rio de Janeiro 2010
RESUMO O pôquer difundiu-se nos Estados Unidos e desde então se converteu no jogo preferido dos estadunidenses, sobretudo dos precursores do Oeste. Na primeira década do século XXI, o espaço do pôquer se alargou no meio televisivo, com acelerado crescimento da audiência dos programas sobre o assunto. O pôquer adquiriu notoriedade a partir da cobertura televisiva dos torneios mais importantes do planeta promovida pela ESPN. Os principais jogadores, a exemplo dos grandes ídolos de outros esportes, tornaram-se celebridades. Na Internet, o pôquer explodiu, atraindo adeptos em escala internacional e fortalecendo os sites de pôquer online. Essa imensa expansão do pôquer pela TV e Internet ocorreu de forma simultânea e convergente. A hipótese que norteia a pesquisa busca averiguar o fenômeno que envolve o crescimento do pôquer nos diversos meios de comunicação e sua influência na aceitação desta modalidade como um esporte da mente, considerando sua origem, sua história, seu desenvolvimento e suas regras.
Palavras-chave: Pôquer. Esporte. Habilidade. WSOP. TV. Online.
GLOSSÁRIO DE TERMOS DO PÔQUER
All-in: Apostar todas as fichas que dispõe. Bankroll: Capital ou montante de dinheiro de que dispõe. Bet: Fazer uma aposta. Blefe : Fazer com que o seu adversário acredite que a sua mão é diferente do que realmente é para que o mesmo desista ou aposte erradamente. Blind: Aposta obrigatória imposta a dois jogadores da mesa