África um novo olhar (Resumo)
É na África que surge os ancestrais do homem. Dois motivos básicos nos obrigam o estudo da África: o primeiro é a herança africana na nossa cultura, o segundo é a importância intrínseca do continente na história mundial.
A origem do nome: abordagem Geográfica e Geopolítica.
O Continente: As origens do nome África, derivam do norte do continente, de forma triangular é praticamente uma ilha desde a segunda metade do século XIX, foi separado da Ásia pelo canal de Suez. De forma simplista diremos que possui três grandes fachadas ao norte o Mediterrâneo ao leste Oceano Índico e no leste o Oceano Atlântico, possui ainda alguns arquipélagos em seus oceanos que formam seis Estados.
O norte sempre teve caráter relevante na geopolítica mundial, inicialmente no período conhecido como “Velho Mundo”, a região tinha relevância nas antigas civilizações do Mediterrâneo, Egito, o Império Cartago atual Tunísia e o Reino do Marrocos, serviam como pontes para ocupação dos árabes na Europa Ibérica. Posteriormente no final do século XIX, tiveram influencia direta europeia ou pela ocupação ou ingerência direta. Hoje sua importância geopolítica ainda é grande para a Europa e especialmente a França, que tem em seu território algo em torno de cinco milhões de norte africanos e o islamismo fica atrás apenas do catolicismo.
É pelo Índico que a região subsaariana mantém remotas relações com a Pérsia (Irã), Índia e China, que compravam metais na região Austral, facilitada pelas condições propicias para a navegação entre África e Ásia.
A região atlântica só torna-se relevante para a economia internacional lá pelo século XV, período das “Grandes Navegações”, principalmente pelo comércio escravagista.
Numa abordagem contemporânea e com um olhar geopolítico os dois oceanos que banham a África assumem nova relevância com os desdobramentos da “Guerra Fria”, quando em 1956 na guerra da Inglaterra, França e Israel contra o Egito devido à