Estudos gerais
Interpretação do signo : signo, objeto e interpretante, sendo a ultima uma mente intepretadora do signo, responsável por uma cadeia geradora de sentidos: um signo que propicia a percepção de outro signo, e este de mais outro e este terceiro de outro, e assim infinitivamente. Um indivíduo diante de um signo busca identificar o objeto que esse signo representa, e a mediação entre eles será feita pelo interpretante, que buscara interpreta, isto é, decodficar o signo nessa relação.
PARADIGMA e SINTAGMA :
PARADIGMA (seleção) : Relações associativas, porque nasce na mente do emissor de uma mensagem uma série de palavras, que se ralacionam a mesma ideia.
-Similariedade
-Metáfora
-Parataxe (orientações coordenadas)
SINTAGMA (combinação) : Estabelece entre os termos da frase um encadeamento linear (um se alinha ao outro na cadeia da fala. Caracteriza-se na combinação dos elementos selecionados no eixo do paradigma. Após a escolha no eixo do paradigma , faz-se a combinação no eixo do sintagma.
-Contiguidade
-Metominia
-Hipotaxe (oração subordinada)
LINGUAGEM: Sistema de signos verbal e não verbal (inata). Distinguir o homem dos outros animais
LINGUA: Sistema de signos específicos de um grupo social (adquirida)
FALA: Discurso individual/escrito do falante, forma como ele utiliza os elementos do código. Se usa gramaticas e sintaxe, a fala é responsável pelas modifições que a lingua sofre no decorrer do tempo. Coloca a lingua em processo
PALAVRA FALADA E PALAVRA ESCRITA:
PALAVRA FALADA: mundo pré histórico -> verdade absoluta * Característica: gestualidade e tom de voz * Informalidade maior
PALAVRA ESCRITA: mundo letrado -> multiplas verdades (alfabeto fonético XI a.C)
-Característica: exclamação, interrogação, reticências
-Formalidade / rigor no uso da lingua
-Meto de