Psicologia Geral Estudo
Skinner foi um autor e psicólogo estadunidense que conduziu trabalhos pioneiros em psicologia experimental e foi o propositor do Behaviorismo Radical, abordagem filosófica que busca entender o comportamento inteiramente em função da história ambiental de reforçamento que por sua vez deu origem ao corpo teórico da Análise do Comportamento. Foi o propositor do condicionamento operante, uma evolução do condicionamento clássico. Lecionou na Universidade de Harvard onde também fez pós graduação. Escreveu uma série de livros que servem de referência para a psicologia comportamental. Sendo o mais famoso: Ciência e Comportamento Humano de 1953.
A Ciência pode Ajudar? Skinner acredita que o poder do homem é maior do que sua sabedoria – por isso temos as guerras, armas, fome e pobreza. Acredita que a Ciência foi corresponsável pelas calamidades humanas, já que ela participa como tecnologia destes processos. A ciência não esta errada, mas sim a sua aplicação. Skinner propôe uma ciência para compreender o comportamento humano e colaborar para a melhora na qualidade de vida e na manutenção da sobrevivência, já que acredita que estamos num caminho da auto-destruição.
Os objetivos da ciência: A ciência não é mera descrição de fatos, é uma tentativa de se descobrir uma ordem e relação entre acontecimentos. A ciência prevê, trata o passado e o futuro. Tenta manipular o futuro. Se vamos usar métodos da ciência no campo humano, devemos supor que o comportamento, como os eventos da natureza, é ordenado e determinado. Essa possibilidade desagrada muitas pessoas por se opor a uma tradição longa que encara o homem como um agente livre, cujo comportamento é o produto, não de condições antecedentes específicas, mas de mudanças interiores espontâneas.
Questão Comentada:
Ao questionar a possibilidade de liberdade humana Skinner propõe:
A) que não podemos fazer nada a não ser reagir aos estímulos ambientais
B) que a solução é