Estudo geral dos lipideos
1. Definição
Lipídios são substâncias orgânicas que se caracterizam, quimicamente por apresentarem radical de ácidos graxos, e fisicamente pela sua insolubilidade em água e solubilidade em solventes orgânicos neutros, denominados de solventes das gorduras (éter etílico, benzeno, acetona e clorofórmio). Os lipídios apresentam como constituintes obrigatórios, ácidos graxos e álcoois e como constituintes especiais, bases nitrogenadas (colina e etanolamina), ácidos minerais (fosfórico e sulfúrico), monossacarídeos (glicose e galactose), aldeídos graxos, etc.
1.1 Ácidos carboxílicos (graxos) dos lipídios
1.1.1 Obtenção e classificação: São obtidos a partir da hidrólise de gorduras, sendo as gorduras os exemplos mais representativos dos lipídios. Os ácidos graxos existentes nas gorduras naturais, normalmente encerram um nº par de átomos de carbono, monocarboxílicos, de cadeia retilínea ou linear simples e extensa. Compreendem os ácidos graxos saturados (sem duplas ligações) e os não saturados (com uma ou mais duplas ligações).
a) Ácidos graxos saturados: Apresentam a seguinte fórmula geral Cn H2n+1COOH. Subdividem-se, de acordo com o nº de átomos de carbono, em:
a.1 Ácidos voláteis – com 4 até 10 átomos de carbono. São eles: ácido butírico (C4), capróico (C6), ácido caprílico (C8) , ácido cáprico (C10) .
a.2 Ácidos gordurosos – com 12 até 22 átomos de carbono. São eles: ácido láurico (C12), ácido mirístico (C14), ácido palmítico (C16), ácido esteárico (18), ácido aráquico (C20) e ácido beênico (C22).
a.3 Ácidos cerosos – com mais de 22 átomos de carbono. Exemplos: ácido lignocérico (C24), ácido cerótico (C26).
b) Ácidos graxos não-saturados: Subdividem-se, de acordo com o nº de ligações duplas ou de acordo com o nº de ligações etilênicas, em:
b.1 Mono-etenóides – uma só dupla ligação, de fórmula geral CnH2n-1COOH. Ex. ácido oléico (C18) 18:1;9
b.2 Di-etenóides – com duas duplas ligações, de fórmula geral