Estudos dos óleos para produção de biocombustível
1. OBJETIVO:
Analisar a qualidade dos óleos extraídos do pinhão manso, mamona e dendê para a produção de biocombustível.
2. DESCRIÇÃO RESUMIDA
2.1 MOTIVAÇÃO:
A busca por energias alternativas, foi gerada por uma preocupação futura com a degradação acelerada do meio ambiente que ocasiona em mudanças prejudiciais a todos. Levando à intensificação de projetos e pesquisas, com finalidade em aproveitar as fontes de fácil acesso, baixo custo e proveniente de fontes naturais praticamente inesgotáveis como a mamona, pinhão manso e dendê.
2.2 APLICAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:
Busca-se a obtenção do etanol a partir dos óleos da mamona, pinhão manso e dendê, com a finalidade de obter novas fontes limpas de energia, de baixo custo que não haja prejuízos ao meio ambiente, visando assim a sustentabilidade.
2.3 RESULTADOS ESPERADOS:
Obtenção da melhor qualidade de óleo para a produção de energia limpa, atrelado a um baixo custo na produção e diminuição nos impactos da poluição na biosfera, reduzindo os estragos que ocasionam o aquecimento global, melhorando assim, a qualidade de vida humana.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Matriz energética é toda energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida nos processos produtivos, é uma representação quantitativa da oferta de energia, ou seja, da quantidade de recursos energéticos oferecidos por um país ou por uma região.
A análise da matriz energética é fundamental para a orientação do planejamento do setor energético, que deve garantir a produção e o uso adequado da energia produzida, onde uma das informações mais importantes adquiridas é a quantidade de recursos naturais que está sendo utilizada, para saber se esses recursos estão sendo feitos de forma racional. Dentro dessa matriz energética há dois tipos de combustíveis, os não-renováveis e os renováveis.
Os combustíveis não renováveis como o petróleo e seus