Estudos dos Gases
Gases são compostos moleculares que possuem características como a grande compressibilidade e a capacidade de se expandirem, estes compostos não possuem volume fixo, são miscíveis entre si e em qualquer proporção. Os gases são substâncias cujas moléculas perdem totalmente a atração entre si e se dispersam muito umas das outras, além disso, estas moléculas estão sempre em movimento desordenado. Este movimento faz com que algumas partículas se choquem quando estão confinadas em algum recipiente, e este choque gera o que chamamos de pressão que o gás exerce sobre determinadas superfícies.
2) Caracteristicas gerais dos gases
As substâncias quando no estado gasoso, suas moléculas se distanciam muito uma das outras, o que dificulta bastante as interações. Assim há um choque constante contra as paredes do recipiente que as contém; este movimento contínuo e desordenado exerce sobre as paredes determinada força por unidade de área, ou seja certa pressão.
Um aumento na temperatura provoca um aumento da energia cinética média das partículas (maior número de choques), conseqüentemente, aumento na pressão.
No entanto, essas características correspondem a gases ideais ou gás perfeito, pois nos chamados gases reais há interações intermoleculares que diferenciam suas características.
Quando estudamos um gás, devemos medir e estabelecer relações entre as seguintes propriedades: pressão (P); volume (V); temperatura (T) e quantidade de matéria, que é indicada pelo número de mols (n). Isso porque são estas propriedades que definem o estado físico de uma substância, ou seja as condições que se encontra essa substância.
• A pressão (P) que um gás exerce é resultado dos choques de suas partículas contra as paredes do recipiente que o contém. Ouvimos muito essa palavra quando falamos em medir a nossa pressão, mas a pressão que medimos no nosso corpo é a pressão arterial e não a pressão que estudaremos agora. Existe também a pressão atmosférica, um