Estudos dos agregados miúdos
Disciplina: Tecnologia do Concreto
Marcel Augusto Stefanelli Lara
Sergio Santos Batista
Smith Stocllos de Oliveira Cardoso
RELATÓRIO SOBRE:
Massa Unitária do Agregado Miúdo
Massa Específica do Agregado Miúdo
Granulometria do Agregado Miúdo
Palmas, 11 de março de 2013.
1 INTRODUÇÃO O presente trabalho aborda relatórios de experimentos realizados em laboratório para desvendar a eficácia de agregado miúdo, sendo que, este é utilizado para obtenção da argamassa/concreto. A função principal deste estudo, é que, a partir de uma análise afunda sobre o material utilizado (agregado miúdo), faz com que haja uma mistura mais precisa juntamente com o cimento, um forma de custo benefício, pois sua resistência é aumentada e seu custo diminuído em outros materiais a serem acrescentado na pasta de argamassa ou concreto. O trabalho está dividido em 3 relatórios que foram especificados da seguinte forma: • Ensaio I – Massa Unitária do Agregado Miúdo; • Ensaio II – Massa Específica do Agregado Miúdo; • Ensaio III – Granulometria do Agregado Miúdo.
2 OBJETIVO
2.1 OBJETIVO GERAL
2.1.1 Objetivo Geral – Ensaio I Mostrar, e ir além do ensaio da massa unitária do agregado miúdo solto, aprofundar o conhecimento mediante todos os resultados individuais. Com isso, considera-se o calculo da dosagem na aplicação de concreto ou da argamassa, mostrando a importância do conhecimento do material no qual iremos trabalhar. Segue os ensaios de acordo com as normas técnicas, NBR 7251, NBR 5734, NBR 7211, NBR 7810.
2.1.2 Objetivo Geral – Ensaio II Saber o verdadeiro valor da massa do agregado miúdo, controlando assim, a sua dosagem para obtenção da argamassa/concreto. Para essa análise se obedece as normas pertinentes da ABNT que são: NBR 9776, NBR 7211, NBR 7216.
2.1.3 Objetivo Geral – Ensaio III Esse ensaio mostra os diferentes níveis de tamanho dos