ESTUDOS DISCIPLINARES VII UNIDADE II
0,5 em 0,5 pontos
A emissão de material particulado tem sido matéria de diversos estudos sobre seu impacto sobre a saúde. Tudo isto devido ao potencial que tais materiais têm de ocasionar as mais diversas reações no organismo. Importante estudo realizado por Dockery e colaboradores, em 1996, apresentou uma importante tendência sobre a quantidade de material particulado na atmosfera e a saúde da população. Acerca dos achados do estudo, os autores afirmaram que:
Resposta Selecionada:
b.
A expectativa de vida decai em uma população conforme o aumento de material particulado emitido na atmosfera.
Respostas:
a.
Existe uma relação inversamente proporcional entre a quantidade de material particulado emitido e a expectativa de vida.
b.
A expectativa de vida decai em uma população conforme o aumento de material particulado emitido na atmosfera.
c.
A taxa de nascimento de indivíduos prematuros está relacionada com a composição química do material particulado e seu tamanho.
d.
Quanto maior a quantidade de material particulado, menor será a taxa de pessoas internadas com doenças parasitárias.
e.
Não existe uma clara relação entre a quantidade de material particulado emitido na atmosfera e o risco de doenças cardíacas e pulmonares, porém, a relação é bem estreita entre a quantidade de material particulado e a ocorrência de nascimento de fetos com problemas de desenvolvimento.
Pergunta 2
0 em 0,5 pontos
A poluição apresenta importantes custos econômicos, tanto para empresas particulares quanto para os órgãos públicos. Políticas públicas de controle de emissão de poluentes podem ser altamente benéficas, não só para a população, como também para os gastos públicos no futuro. Aponte entre as alternativas, aquela em que a diminuição da poluição atmosférica não traria benefícios econômicos.
Resposta Selecionada:
c.
Número de faltas no trabalho.
Respostas:
a.
Número de internações por problemas respiratórios.
b.
Número de mortalidade.
c.