Estudos de casos
1- O educando portador de necessidade especial deve ser preparado na escola também para ser inserido no mercado de trabalho? Explique como isso deve ocorrer segunda a LDB?
(Capítulo V- Artigo 59 –IV) – Sim. Deve ser visado sua educação especial para o trabalho, incluindo condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção do trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior das áreas artísticas, intelectual ou psicomotora.
2- Um curso de ensino profissional quer ser oferecido em uma escola de ensino médio da Rede Pública, as atividades do mesmo podem ser feitas e divulgadas em uma escola do ensino médio? Explique com base na LDB.
(Seção IV – Artigo 36 – 4º)- Sim. Atividades de habilitação profissional podem ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional.
3- Um professor foi convidado a lecionar em uma comunidade indígena. Com o tempo, observa-se uma perda significativa na linguagem local e um crescente número de índios aderindo a língua portuguesa no seu cotidiano. Mediante a tal situação, como o professor deve agir, de modo a executar o ensino nesta comunidade?
(Seção III- Artigo 32 – III) – O professor deve lecionar de forma que toda a cultura, habilidades, atitudes e valores da própria comunidade sejam estudados, afirmados e repassados a todos para que tal cultura não se perca.
4- Uma escola católica optou por ensinar a disciplina “práticas religiosas”, contudo, o direcionamento em sala de aula tomou a dimensão de catequese, alguns alunos queixaram-se sobre o modo tendencioso dessa disciplina, os pais foram a direção reivindicar os seus direitos, qual deveria ser a postura da escola? (Seção 3 – Artigo 33)- Como a escola é assumidamente católica, ela pode ter caráter confessional ou interconfessional e alegar que está pautada na lei.