Estudos de Caso
Caso 1:
Um rapaz proveniente de uma região endêmica de malária, foi internado com sintomas desta doença. O diagnóstico laboratorial confirmou a suspeita e prontamente foi instituído o tratamento a base de antimaláricos. Dois dias depois, o paciente piorou e começou a apresentar urina escura e icterícia. Exames laboratoriais foram novamente realizados, sendo que, a hemoglobina mostrou uma queda acentuada juntamente com o número de hemácias. A dosagem de bilirrubina não-conjugada mostrou-se bastante elevada. A suspeita de uma deficiência da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) foi levantada e para comprovar, foi realizada a determinação quantitativa desta enzima nas hemácias, o que mostrou uma atividade catalítica muito baixa.
Questões:
1- A enzima glicose-6-fosfato desidrogenase pertence a qual via metabólica?
R: A via das Pentoses Fosfato
2- Esta via metabólica ocorre em quais tecidos?
R: Está presente nos eritrócitos, é ativa no fígado, na glândula mamária, no testículo e no córtex adrenal.
3- Os indivíduos que apresentarem a deficiência desta enzima poderão ter sérias conseqüências em determinadas circunstâncias. Explique.
R:
4- Quais os medicamentos que podem induzir anemia hemolítica em pessoas com deficiência da G6PD?
R: Antimaláricos, antipiréticos ou antibióticos a base de sulfa, ( p.ex.primaquina e cloroquina), nitrofurantoínas.
5- Existe alguma correlação entre anemia falciforme e deficiência da G6PD?
R: Existe pois a decifiência das G6PD,nas hemácias perece proteger o individuo da malaria uma vez que os parasitos que produzem esta enfermidade,requerem as vias das pentoses e o glucation reduzido para terem um melhor desenvolvimento.A deficiência da G6PD e a anemia falciforme são mecanismo paralelos de proteção contra malaria.Parece também que os heterozigotos para G6PD tem a síntese da glutationa reduzida suficiente para as suas necessidades,mas não suficiente para os parasitos,o que irá dificultar