Estudos Coloniais Espanhol
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
3ª Prova disciplina Estudos Coloniais
Verifique em um dos sonetos de Sor Juana a estética barroca, suas características (tensão de contrários, perífrases, cultismo, conceptismo, etc)
O soneto a ser discutido é Amor empieza por desasosiego, a seguir:
Amor empieza por desasosiego, solicitud, ardores y desvelos; crece con riesgos, lances y recelos; susténtase de llantos y de ruego.
Doctrínanle tibiezas y despego, conserva el ser entre engañosos velos, hasta que con agravios o con celos apaga con sus lágrimas su fuego.
Su principio, su medio y fin es éste:
¿pues por qué, Alcino, sientes el desvío de Celia, que otro tiempo bien te quiso?
¿Qué razón hay de que dolor te cueste?
Pues no te engañó amor, Alcino mío, sino que llegó el término preciso.
Neste poema de Sor Juana percebemos o jogo de oposições (tensão de contrários), entre o deleite do amor e a tristeza. Na primeira estrofe, rapidamente podemos encontrar esta oposição, vejamos alguns vesos: solicitud, ardores y desvelos / crece con riesgos, lances y recelos/ crece con riesgos, lances y recelos/ susténtase de llantos y de ruego. Nos é transmitida uma ideia negativa do amor, que começa com ardores e cuidados e depois cresce com riscos e sustenta-se com choros e súplicas. O soneto pode ter muitas interpretações, inclusive que a autora está descrevendo o amor através de sua experiência pessoal. Entretanto, segundo Octavio Paz, a utilização de metáforas é uma convenção social para expressar sentimentos. As metáforas, perífrases, seguem por todo o soneto, vejamos alguns versos em aparecem com evidência: conserva el ser entre engañosos velos/ hasta que con agravios o con celos/ apaga con sus lágrimas su fuego. O objetivo do uso das metáforas é fugir da realidade cotidiana e adentrar no mundo poético. O soneto todo é uma metáfora do amor e do ser