Trabalho sobre a tabela periodica
A tabela periodica é uma representação dos elementos quimicos na forma de uma tabela.
Os grupos na tabela periodica são elementos com o mesmo número de eletrões de valência.E os períodos são elementos que tem os mesmos eletrões distribuidos pelo mesmo número de níveis de energia.
Em 1969 Hennig Brand ao destilar uma mistura de urina com areia conseguiu descobrir o fosfóro. A partir desta data foram descobertos mais elementos quimicos. Já em 1870 já tinham sido descobertas cerca de novos 60 elementos quimicos,começaram a ter mais a noção da constituição dos elementos quimicos e começar a repara nas suas semelhanças entre si,e começaram a estigmatizar os elemementos pela sua classificação.
Em 1789 Antoine Lavoisier tentou organizar 30 elementos em 4 grupos: - Os gases - Os metais - Os não metais - E os elementos terrosos
Em 1817, O alemão Johann Dobereiner visualizou que a massa atómica do estrôncio era aproximadamente igual a media de massa atómica do calcário e do bário e verificou também que estes tinham propriedades quimicas semelhantes.
Em 1830 Doberreiner voltou a reparar que havia outros grupos com semelhanças. Em 1872 Dmiti Mendeleu procurou um padrão que permitisse organizar toda a informação a cerca dos elementos quimicos.Estava estabelecida a relação entre massa atómica e as propriedades dos elementos e a sua ordenação por ordem crescente de massa atómica por períodos.
Moseley em 1913 verificou que as propriedades dis elementos se repetiam periodicamente quando estes estão colocados por ordem crescente do número atómico assim se criou a Lei periódica de Moseley.
A última maior troca na tabela periódica, resultou do trabalho de Glenn Seaborg, na década de 50. A numeração da tabela periodica actual é feita em algarismos arábicos de 1 a