A ética Judaica
A ética judaica, no judaísmo diferentemente do que se pensa a lei de conduta não foi somente fixada pela Torá (Antigo Testamento) por mais que a mesma seja a base para todos os estudos éticos a diante, milhares de livros foram escritos por grandes rabinos que deixaram observações, explicações e dicas de como seguir perfeitamente os dogmas judaicos.
Na religião judaica, a ética sobrepõe a própria religião. Para um judeu ser religioso ele precisa antes de qualquer, coisa ser ético. Esta é a marca que deve reger o comportamento de qualquer judeu em todos os campos, tanto nos relacionamentos interpessoais, dele com outros seres humanos, quanto dele em relação a Deus, afirma-se que todo aquele que cumpre perfeitamente a maioria dos preceitos judaicos, mas não é observante de uma conduta ética, nunca será tão integro quanto um judeu ético que não observava aos mandamentos divinos. E este pseudo-religioso anti-ético não deve ser considerado religioso. Para deus este homem é como um a garrafa boa, porém com um péssimo conteúdo.
No antigo testamento é mostrada a ira de deus a todo aquele que age fora do padrão imposto por ele, no capítulo que conta a trajetória de Noé, furioso com a má conduta do mundo deus resolve destruir o mundo com um dilúvio e antes que o dilúvio se faça, deus avisa a Noé, único homem justo em sua geração, para construir uma arca e salvar sua família e um casal de cada espécie de animal e aqueles que fossem salvos dariam continuidade ao mundo da maneira desejada por deus. Mostrando que só aqueles que agem com ética tem a verdadeira salvação, fornecendo uma prova ímpar sobre a importância de quem se conduz com moralidade no mundo.
Aquele que é observante das leis entre o indivíduo e Deus dedica-se também ao cuidado especial às regras que regem a cashrut (conduta de alimentação judaica), ou a suas preces, por exemplo, devem dedicar a mesma atenção e ser minucioso ao tratar com educação e respeito seu próximo. A observância das