trabalho de quimica sobre a tabela periodica
A = nº prótons + nº neutrons
Exemplo, o núcleo de um átomo de sódio contem 11 prótons e 12 neutrons, portanto, o seu número de massa é 23.
O número de massa de um elemento químico é representado na parte superior do símbolo ou ao seu lado direito: 23Na ou Na-23.
Quando dois ou mais átomos de um mesmo elemento químico apresentam números de massa diferentes são denominados isótopos.
Exemplo: Cl-35 e Cl-37
Quando dois ou mais átomos de elementos químicos diferentes apresentam o mesmo número de massa são denominados isóbaros.
Exemplo: Ar-40 e Ca-40
O termo massa para este número é devido ao fato dos prótons e neutrons serem as partículas subatômicas responsáveis por quase a totalidade da massa dos átomos. Os elétrons e as demais partículas apresentam massas praticamente desprezíveis.
Observação: Número de massa não é o mesmo que massa atómica.
O núcleo de um átomo é uma região pequena, comparado ao volume atômico total do um átomo, densa e positiva, formada por prótons e nêutrons. Os prótons são partículas positivas que apresentam massa,aproximadamente duas mil vezes maior que a massa do elétron. A existência de uma partícula positiva presente no átomo foi observada pelo físico Eugen Goldstein, mas sua existência só foi comprovada por experiências realizadas por Ernest Rutherford. Em 1932, James Chadwick descobriu a presença de partículas neutras,chamadas nêutrons, que possuem massa com valor muito próximo a dos prótons.
A quantidade de prótons presente no núcleo representa o número atômico (Z), e diferencia um elemento químico de outro. p = Z
Já o número de massa de um átomo é representado pela letra A, e corresponde à soma das quantidades de prótons e