ESTUDODIRIGIDO
Profa Simone Pita/Disciplina:Bio IV Data 18/01/2015
1. (2,0) A figura abaixo mostra uma estrutura muito importante do sistema respiratório. Descreva a estrutura e o processo de hematose.
R.: A figura representa os alvéolos pulmonares que são “bolsas” que apresentam uma parede fina que possibilita a troca gasosa com os capilares. É nessa estrutura que acontece o processo denominado hematose que é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.
2. Descreva a respiração mecânica.
R.: A respiração mecânica é executada em um ciclo de duas fases: a inspiração, movimento ativo pode atrair o ar exterior para os pulmões e a expiração, pelo contrário, é um fenômeno passivo, para relaxar o diafragma, muito a elasticidade dos pulmões causada pela expulsão de ar carregado com dióxido de carbono e retorna à posição inicial. O ar entra nos pulmões quando a pressão interna é inferior à atmosférica. Pelo contrário, o ar é expelido quando a pressão é maior do que atmosférica. O volume respiratório por minuto normal é de doze a quinze vezes e em cada respiração nós introduzimos a metade de um litro de ar nos pulmões.
3) Relacione o controle da respiração mecânica com o centro respiratório.
R.: A ventilação mecânica (VM) ou, como seria mais adequado chamarmos, o suporte ventilatório, consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. Tem por objetivos, além da manutenção das trocas gasosas, ou seja, correção da hipoxemia e da acidose respiratória associada à hipercapnia: aliviar o trabalho da musculatura respiratória que, em situações agudas de alta demanda metabólica, está elevado; reverter ou evitar a fadiga da musculatura respiratória; diminuir o consumo de oxigênio, dessa forma reduzindo o desconforto respiratório; e