cordenadas utm
Os fusos do sistema UTM indicam em que parte do globo as coordenadas obtidas se aplicam, uma vez que o mesmo par de coordenadas pode se repetir nos 60 fusos diferentes. A imagem ao lado representa um desses fusos, com a linha horizontal representando o Equador e a vertical, o Meridiano Central do Fuso UTM.
Outra característica do sistema de Mercator é que não há coordenadas negativas e apenas dois eixos: E(x) e N(y), indicando, respectivamente, Longitude e Latitude. No nosso hemisfério sul, as distâncias do eixo N(y) iniciam em 10.000.000 na linha do Equador e decrescem para o sul até 0; enquanto o eixo E(x) começa em 500.000 aumentando para o Leste e decrescendo para Oeste. No hemisfério Norte, as coordenadas de eixo E(x) se comportam da mesma maneira, enquanto que as do eixo N(y), tem sua origem no Equador e aumentam para o Norte.
O que escrevi aqui é apenas um conceito amplo e muito mais pode ser aprendido a partir dos links abaixo:
http://www.carto.eng.uerj.br/cgi/index.cgi?x=utm2geo.htm http://www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia.htm É possível, com cálculos matemáticos, converter coordenadas planas para geográficas bastando saber o fuso na qual as coordenadas UTM estão. O site do curso de Engenharia Cartográfica da UERJ tem um conversor online.
POSTADO POR DIEGO MATIAS
MARCADORES: CONCEITOS, UTM
ARTIGOS RELACIONADOS
COMO DEFINIR A ESCALA DE UM MAPA NO AUTOCAD
SISTEMA DE COORDENADAS UTM
DIFERENÇAS ENTRE GPS DE NAVEGAÇÃO E GEODÉSICO
GRADE DE COORDENADAS UTM NO AUTOCAD
DESENHAR UM MAPA ATRAVÉS DE COORDENADAS
AZIMUTE E RUMO NO