Trabalho de Redação
1o ano do Ensino Médio
INÍCIO DE TRABALHO
Escrevendo o texto
“Penetra surdamente no reino das palavras.”
Carlos Drummond de Andrade
É comum ouvir das pessoas frases como essas: “Escrever é muito difícil”, “Eu não sei escrever”, “Redação é uma das matérias mais difíceis da escola” e outras parecidas. Será possível, realmente, aprender a escrever ou é um dom natural? As respostas para as duas perguntas são positivas: é possível aprender a escrever; e escrever é, também, um dom natural. No entanto, mesmo escritores que possuem o dom natural de escrever trabalham tecnicamente o texto. O trabalho de correção e reescritura chega a ser árduo, porém o resultado é compensador. Conclui-se, então, que escrever é uma técnica e, dessa forma, pode ser aprendida.
Há em nossa literatura depoimentos de escritores sobre a técnica da escrita:
“Esta é a terceira vez ou quarta vez que ponho o papel na máquina e começo a escrever: mas sinto que as frases pesam ou soam falso, e as palavras dizem de mais ou dizem menos e a escrita sai desentoada com o sentimento.”
(Rubem Braga)
“Escrevo trezentas páginas, aproveito no máximo trinta.”
(Fernando Sabino)
“Você irá escrevendo, irá escrevendo, se aperfeiçoando, progredindo, progredindo aos poucos: um belo dia (se você agüentar o tranco) os outros percebem que existe um grande escritor.”
(Mário de Andrade)
Percebemos pelos depoimentos que escrever não é uma tarefa fácil, e aí reside sua graça: o desafio de escrever.
É maravilhoso ver no papel a concretização de um pensamento, de um sonho, de uma idéia. Para isso, é preciso um pouco de técnica na escolha da palavra, do estilo do texto, do ponto de vista. Porém, antes, que tal começar o trabalho produzindo um texto?
Proposta de Produção
Leia o depoimento de Carlos Drummond de Andrade sobre “Como comecei a escrever” e imagine-se como um escritor de sucesso dando o seu depoimento em prosa de como começou a escrever. Seu público? Jovens e adultos desejosos de se