Estudo
O fragmento extraído do artigo cientifico “perspectivas de estudantes em situação de vestibular sobre as cotas universitárias” o termo em destaque por fim justifica as ideias apresentadas anteriormente no artigo sobre o tema citado além de clarear um propósito.
Questão 02
A notícia apresenta-se em um texto de caráter informativo do domínio da comunicação social. Caracteriza-se pela objetividade não só pra captar o leitor, mas ainda fornecer-lhe as informações fundamentais. O parágrafo acima extraído do artigo possui uma estrutura mais contextualizada ao assunto, procurando a analise dos fatos não se contentam só com as informações. Porém os aspectos da linguagem e estrutura também se diferem: a noticia não apresenta uma estrutura rígida e a linguagem está na modalidade escrita culta da língua portuguesa. O parágrafo possui a estrutura rígida, com algumas formatações que são essenciais para sua estrutura e que o definem como tal, sua linguagem é o padrão culto da língua escrita sem o uso da 1º pessoa.
Questão 03
Identificação da questão discutida: cotas universitárias, acesso a universidade.
Tese que o autor rejeita: a falta de vagas no ensino superior e os aspectos que relacionam a subjetividade e pertença ético-racial tese que o autor sustenta: a perspectiva com relação a cotas para estudantes em situação de vestibular. Argumento de sustentação da tese: pesquisa com vestibulandos (entrevista e aplicação de questionários) investigar a opinião dos estudantes. Argumento de oposição a tese: os critérios de seleção para definição das cotas.a regularização e fiscalização.
Conclusão do autor: os resultados indica que a temática cotas universitárias são exploradas superficialmente de modo estereotipado pelos estudantes. Tendo como critério mais aceito o social do que o ético-racial pelos participantes na definição de cotas.