estudo SOUTHWEST
UNIDADE: Vergueiro – São Bernardo do Campo
DISCIPLINA: Empreendedorismo
Nome:
Nome:
ESTUDO DO CASO – SOUTHWEST AIRLINES
PROFESSOR: Carlos A. Bracatto
São Bernardo do Campo, 13 de Março de 2014
1- Quais as principais oportunidades no setor de empresas aéreas que a Southwest capitalizou? Que ameaças ela evitou?
Resp.: Dentre as oportunidades que a Southwest capitalizou uma das que acreditamos ter sito a mais importante foi ela ter percebido que as demais empresas aéreas perdiam durante o ano bilhões de dólares, a Southwets teve a percepção do mercado e quais tipos de consumidores que iria atender e teve a idéia de investir em vôos de baixo custo e sem luxo, cujo o resultado foi positivo, colocando-a entre as principais empresas no ramo de linhas aéreas. A visão da Southwest com os custos baixos, e em investir menor capital na prestação de serviços oferecida aos consumidores, optando por vôos mais curtos e domésticos, diante dos resultados deu lhe a vantagem de competir com as grandes empresas o que acabou resultando numa grande jogada negócios, evitando ameaças e riscos de perder Capital e ter prejuízos como as demais empresas.
2- Quais os pontos fortes e as competências centrais que a Southwest tem alavancado para ser bem sucedida? A Southwest possui pontos fracos? São eles prejudiciais para seu sucesso? Sim ou não e por quê?
Resp.: A força da Southwest no mercado foi o de investir em vôos curtos e freqüentes, e também nos vôos domésticos, dando ao consumidor uma opção rápida e mais barata, sem escalas e perda de tempo. Fato da Southwest ter procurado atender o seu publico alvo em aeroportos menores, também lhe proporcionou uma redução de custos.
Alguns dos pontos negativos são: O fato dela não aceitar tráfego interlinhas, não fazer reservas de assentos e não servir refeições e lanches a bordo, fatos estes que, em nossa opinião seria imprescindível para a melhor prestação dos serviços, o que poderia criar uma