ESTUDO DE CASO SOUTHWEST AIRLINES
Questões a serem discutidas:
1- Quais as principais oportunidades no setor de empresas aéreas que a Southwest capitalizou? Que ameaças ela evitou?
2- Quais os pontos fortes e as competências centrais que a Southwest tem alavancado para ser bem sucedida? A Southwest possui pontos fracos? São eles prejudiciais para seu sucesso? Sim ou não e por quê?
3- Se você fosse designado para competir com Southwest, como faria? Quais as estratégias competitivas que adotaria?
Relatório
1-A Empresa Southwest Airlines, vem adotando desde 1973, um foco que consiste em prestar bons serviços com preços reduzidos. Diferentes das grandes transportadoras aéreas, a Southwest, investiu em traçar rotas mais curtas, visando principalmente viagens de negócios, no qual a tripulação busca algo prático, rápido, lucrativo e seguro. Viajando com a Southwest, o passageiro não tem o transtorno de encarar grandes aeroportos, pois a mesma procura pontos menos movimentados, que são mais baratos para a empresa e mais conveniente para passageiros em viagens de negócios. Assim ela evita a concorrência com as grandes transportadoras do setor, evita o caos e a demora nos grandes aeroportos do país e evita prejuízos com voos sem o número total de passageiros.
2- Os principais pontos fortes da empresa são as passagens aéreas com baixo custo, o bom atendimento e emprenho de seus funcionários, que são motivados pelo entusiasmo de seu CEO Hebert D. Kelleher, que optou por não seguir o padrão de gerente que temos, por exemplo, hoje em dia. A empresa também é considerada uma das 10 melhores para se trabalhar no país, porque possui uma taxa de rotatividade de funcionários de 7%, o que faz com que os empregados se comprometam com a empresa, e sintam orgulho do lugar onde trabalham, além disso, são oferecidas oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento dentro da empresa. Por outro lado, não oferecer voos de rotas longas para outros países, não aceitar passageiros de outras