Estudo do caso soutwest airlines
Nome: Elaisa Cristina Vieira dos Santos – RA nº 6822448386
Estudo do Caso – Southwest Airlines
1- Quais as principais oportunidades no setor de empresas aéreas que a Southwest capitalizou? Que ameaças ela evitou?
As principais oportunidades que a Southwest capitalizou foi quando ela percebeu que o setor de empresas aéreas perdiam consistentemente bilhões de dólares anualmente, ela investiu em voos de baixo custo e sem luxo, o que garantiu um lugar de sucesso no ramo de linhas aéreas.
O cuidado extremo com os custos foi o responsável por esses resultados, deram a Southwest seu nicho de mercado e uma vantagem competitiva, o de ter as tarifas mais baixas do país, o que nenhuma outra companhia conseguiu copiar.
Por ela ter optado em ter os custos mais baixos mesmo em épocas boas, ela evitou que a empresa tivesse prejuízos como às outras.
2- Quais os pontos fortes e as competências centrais que a Southwest tem alavancado para ser bem sucedida? A Southwest possui pontos fracos? São eles prejudiciais para seu sucesso? Sim ou não e por quê?
Os pontos fortes da Southwest foi o de investir em rotas curtas, frequentes, domésticas e com escalas que tem conduzido a um negócio mais confiável e lucrativo, já que as outras empresas não ofereciam estes serviços.
Procurou também os aeroportos pequenos, que geralmente são mais baratos, o que ajudou na redução dos custos, é uma empresa que também pensa nos seus funcionários, proporcionando um melhor ambiente de trabalho a todos com vários benefícios, tanto que sua taxa de rotatividade é de apenas 7%.
Mas como toda empresa possui pontos negativos, esta também tem os seus, como o de não aceitar tráfego interlinhas, também não faz reservas de assentos e não serve refeições a bordo.
No nosso ponto de vista não é prejudicial para o seu sucesso, porque como ela trabalha com voos curtos e domésticos não há necessidade de servir refeições ou de fazer reservas de