Estudo de caso southwest
1. Qual é a estratégia de negócios da Southwest Airlines?
A Southwest Airlines é bem conhecida por sua excelente e altamente articulada estratégia que envolve serviços aéreos de baixo custo. Esta estratégia é apoiada pela decisão de oferecer somente serviços ponto a ponto, sem conexões, e através de regras de trabalho que permitem que os empregados exerçam tarefas múltiplas. É apoiada pela decisão da empresa em não oferecer refeições a bordo, em não oferecer assentos de primeira classe, e nem mesmo de vender passagens através de canais tradicionais de agências de viagens.
2. Como ela está lidando com os problemas que atualmente atormentam o setor aéreo?
A estratégia de baixo custo da Southwest é a razão por trás das operações altamente eficientes de check in e embarque, fazendo com que os intervalos entre os vôos sejam de apenas 15 minutos, bem menos que o mínimo de 30 a 40 minutos, requerido pelas outras empresas aéreas norte-americanas nos vôos domésticos, administrou os passageiros de maneira mais eficiente, conheceu melhor os clientes e diminuiu o período que os aviões passam fora do serviço.
3. Que papel os sistemas de informação desempenham na estratégia da Southwest e em seu modelo de negócio?
Ela está constantemente aperfeiçoando seus sistemas de informação, lançou um portal para viagens de negócios, adotou a emissão de passagens eletrônicas, modernizou a manutenção com a utilização de tablets pelos inspetores e está aperfeiçoando também seu sistemas de informação sobre os clientes, dando uma visão mais ampla de todos os passageiros.
4. Em que medida eles a ajudarão a lidar com seus problemas e a concorrer em seu setor?
Sabemos que as organizações enfrentam muitas barreiras e muitos concorrentes, mas se conseguirem fazer com que sua administração se destaque pelo uso de tecnologia e pela capacidade de inovação e reação neste mercado,