Estudo sobre a terceirização logística
1. Introdução
Nas últimas décadas temos observado uma constante evolução dos processos logísticos. Confundida a princípio com transporte e distribuição, a logística hoje ela é vista como fator de diferenciação, utilizada para melhorar o nível de serviço ao cliente e expandir market share. Devido à preocupação das empresas em promover melhorias constantes no setor logístico, iniciativas como a terceirização, principalmente do setor de transportes, surgiram para gerar economia de escala e conduzir, de forma mais eficiente, as operações logísticas nas organizações. Buscando a redução de custos, o aumento de flexibilidade, o acesso à tecnologia de ponta e a possibilidade de se concentrar em sua core competence, as organizações passaram a desenvolver parcerias com empresas especializadas em logística.
Diversas indústrias optaram por terceirizar suas atividades logísticas, entregando aos prestadores de serviços logísticos desde as atividades operacionais até as mais estratégicas e de gestão.
O artigo tem como objetivo conceituar terceirização, apresentar os motivos para adotar essa iniciativa bem como a verificação destes conceitos na pratica, através de um estudo de caso em uma indústria de componentes para motores, a Mahle Itajuba. Desde sua instalação no Brasil, a empresa adota políticas de terceirização. O foco do trabalho será na analise do processo de distribuição física dos seus produtos acabados, serão avaliados os efeitos, vantagens e desvantagens da terceirização logística.
A metodologia de pesquisa escolhida constituiu-se em uma investigação exploratória descritiva. Para Gil (1991) a pesquisa exploratória visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Seu planejamento é bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado. Envolve levantamento bibliográfico;