Estudo sobre a saúde do trabalhador e qualidade de vida dos policiais militares
RESUMO: O objetivo foi verificar a saúde e a qualidade de vida dos Policiais Militares. Através dos dados coletados foi possível verificar que os policiais apresentam boa saúde. A qualidade e a freqüência dos treinamentos trouxe ótimo grau de satisfação no desenvolvimento do trabalho, pois fazem atividades físicas regularmente. A satisfação com que desenvolvem os trabalhos, foram verificada em níveis excelentes.
Palavras - Chave: Saúde, capacitação, policiais.
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: A saúde destes policiais estabelece-se diante da realidade, pouco motivada, e ainda por lidarem diretamente, com a violência, assim estão a todo momento, expostos ao perigo e a agressão, devendo frequentemente intervir em situações de conflito e tensão. Sendo um forte candidato ao burnout e a todas as doenças causadas por estresse. Além disso, estudos mostram que os policiais com burnout empregam mais o uso de violência contra os civis (Costa M,Accioly Jr H, Oliveira J,
Maia E. 2007). Durante um tempo o comportamento dos militares ficou restrito a comentários não explícitos à mídia, levantava-se em questão os atritos de seus comportamentos em simples atos do cotidiano em sua profissão. A prática de atividade física é um dos métodos de combate ao estresse, pois além do manter a saúde física do trabalhador, oferece também relaxamento e descontração.
MÉTODO: Após a definição da temática, foram desenvolvidos textos individuais. Posteriormente foi construído um questionário para coleta de dados. Foram realizadas entrevistas com 5 Policias Militares, diferenciando pela hierarquia de comando.
RESULTADOS : A partir dos dados coletados foi possível verificar que os policiais apresentam auto grau de interesse em participar do plano de carreira. A seguir pode –se observar os dados coletados:
Quadro 1 – Aspectos identificadas através do procedimento de entrevista.
DISCUSSÃO: A pesquisa revelou