Estudo sobre os Filhos de Eli
1ª Passagem: 1 Samuel 2:12
Os filhos de Eli começam a ser citados na passagem a cima. Trata-se de uma palavra forte sobre desobediência, a partir do momento que Eli, por algum motivo não educou seus filhos da maneira correta e eles começaram a pecar contra Deus. Como diz em 1 Samuel 2:25a “Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem rogará por ele?” E nesse momento Deus envia uma profecia contra a família de Eli como diz em 1 Samuel 2:27-36. Logo em seguida, Deus chama Samuel, e Eli o direciona a como responder, dando assim, um ensinamento sábio. Deus aparece a Samuel, e lhe diz que as coisas que profetizou contra a família de Eli, de fato acontecerão. A partir de então, a profecia começa a se cumprir e Deus passa a usar Samuel que começa a ser reconhecido. A profecia se cumpre, e Eli morre.
É certo que se os filhos de Eli, não fossem tão desobedientes e arrogantes com a palavra de Deus, não teriam um fim como tiveram, afinal, não existe maldição sem causa. Mas além de tudo isso, Eli não educou seus filhos, os deixou pecar contra o Senhor, e por essa razão, o mesmo também foi castigado. Essa palavra é um ensinamento para ambas as partes, tanto para os pais a respeito de educar seus filhos para obedecerem a Deus, quanto aos próprios filhos para não pecarem contra o Pai.
“A história de Eli e seus filhos nos ensina que ninguém pode ser mais importante em nossas vidas do que o Senhor e que devemos educar nossos filhos nos caminhos de Deus. A mãe que leva seu filho pra Igreja, não vai buscá-lo na Delegacia” (http://sombradoonipotente.blogspot.com.br/2013/05/os-filhos-do-sacerdote-eli.html)