Biografia Samuel
Ana: esposa de Elcana, estéril (I sm 1: 2- 2). Elcana pai de Samuel era um Levita e da ordem dos coatitas que eram os responsáveis pelos instrumentos dos santuário (nm.3:27-31). Tinha ele duas mulheres (Ana e Penina). Penina tinha filhos mas Ana não os tinha: a esterilidade de Ana é atribuída diretamente a ação divina, Deus não lhe permitirá ter filhos, a fim de prepara-la para o nascimento de Samuel.
Oração e voto de Ana (I sm10-11), ela com amargura de alma orou ao Senhor, e chorou abundantemente, e fez um voto dizendo: Senhor dos Exércitos se com benignidade olhares para a aflição da sua serva e te lembrares de mim, e não esquecer da sua serva, mas deres a sua serva um filho Homem, eu o dedicarei ao Senhor todos os dias de sua vida, e não passara navalha sobre a sua cabeça.
NASCIMENTO DE SAMUEL. E aconteceu que passado algum tempo, depois concebeu, e teve um filho e chamou seu nome Samuel, “Samuel seria o primeiro juiz de Israel e o primeiro Homem para ocupar o oficio de profeta (at3-24), de fato ele foi um dos maiores varões de Deus que viveu. Ele ungiria Davi como rei, a família da qual o Messias em última instancia viria (I sm16-1; 11-3; II sm7:11-13)”.
Ana entrega o filho Samuel para o sacerdote Eli para servir ao Senhor dizendo: Há! meu senhor viva a tua alma, meu senhor, eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo para orar ao Senhor por este menino orava eu, e o senhor me concedeu a minha petição que eu lhe tinha pedido. Pelo que também ao Senhor eu lhe entreguei, por todos os dias que viver, pois ao Senhor foi pedido. E ele adorou ali ao Senhor (I Sm 1:26-27,28). Ana não pediu simplesmente por um filho mas sim por um filho o qual ela pudesse dedica-lo a Deus, e agora Eli ora para que o Senhor conceda filhos próprios para ela “a oração de Eli foi respondida” (II Sm2:20-21). E visitou o Senhor a Ana, e concebeu, e teve três filhos e duas filhas, e o jovem Samuel crescia diante do Senhor (II Sm 2:21). : E o jovem Samuel