Trabalhando com o gênero "biografia" 3º ano
DATA: _____________ PROFESSORA: _______________________
Objetivo: observar detalhes do gênero ‘biografia’, percebendo particularidades e estruturas referentes ao gênero, bem como compreender partes relevantes de um texto.
Samuel Morse
Samuel Morse foi o homem que deu nome a uma invenção que mudaria o rumo da comunicação à distância no mundo.
1. Leia com atenção a biografia deste grande inventor:
Samuel Morse nasceu em Charleston, Massachusetts, em 17 de abril de 1.791. Ele era filho de um geógrafo e pastor chamado Jedidiah Morse e de Elizabeth Ann Finley Breese.
Seu pai acreditava em uma educação de virtudes e morais fortes, com muitas orações permeando a vida do indivíduo.
Samuel estudou na Academia Phillips em Andover e continuou seus estudos na Faculdade de Yale, recebendo seu diploma em matemática, religião, filosofia e ciência eqüina. Participou de palestras sobre eletricidade e ganhava dinheiro vendendo os quadros que pintava. Ele se formou em 1.810, com grandes honras.
A princípio, Samuel se tornou um pintor. Suas crenças sempre apareciam em seus quadros no rosto de pessoas austeras, com roupas simples. Sua arte chegou a atrair a atenção de um artista famoso da época chamado Washington Allston. Samuel foi conhecer pessoalmente este artista inglês e ficou morando na Inglaterra por três anos.
Na Inglaterra, trabalhou arduamente em suas pinturas e, em 1.811, ele foi aceito na ‘Royal Academy’. Ele gostava muito de arte neo-clássica da Renascença, principalmente das obras de Raphael e Michelangelo.
Samuel Morse se casou com Lucretia Pickering Walker em 29 de setembro de 1.929 em New Hampshire. Eles tiveram quatro filhos: Susan, Elizabeth, Charles e James.
Em 1.825, Morse foi pago pela cidade de Nova Iorque para pintar um retrato do Marquês de Lafayette em Washington. Nesta época, recebeu uma notícia, por meio de um mensageiro, de que sua esposa estava doente.