gti.2014.1
Edmir Parada Vasques Prado
Takaoka, Hiroo
Canton, Adolpho Walter Pimazoni
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
RESUMO
Á Terceirização tecnológica é alimentada por uma propaganda positiva nos meios de comunicação especializadas e pelos fornecedores desses serviço.
Á terceirização da TI , mudou de uma atividade muito pouco usual no passado, explodindo em utilização por meio da corporação em nível mundial. terceirização é estratégia chave que permite : responder à rápida internacionalização dos negócios e à mudança de regras; aumentar o retorno sobre os investimentos; manter-se atualizado diante da célere evolução tecnológica; criar diferenciação diante dos competidores; e responder à crescente falta de profissionais qualificados na área de TI.
A compreensão dos fatores que determinam a adoção da terceirização da TI pelas organizações irá possibilitar:
. melhor posição das empresas que oferecem serviços de terceirização, pois poderão focar seus serviços nesses fatores; uma avaliação da área de TI em relação às motivações da alta administração, à qual está subordinada, na adoção de um fornecedor externo; e melhor visão do papel da TI nas organizações do Setor Industrial de São Paulo.
Abordaremos agora quatro contratos especifícos de fornecimento.
Compra simples. As organizações compram para atender uma necessidade temporária. Compra com fornecedor preferencial. Essa estratégia conduz a abordagem de compra simples mais longe, ou seja, a organização desenvolve um relacionamento estreito com determinado fornecedor, com o objetivo de ter acesso a recursos para as suas atividades de TI. Contratar fora. Neste caso o fornecedor é responsável pelo resultado das atividades. Contratar com fornecedor preferencial. As organizações realizam contratos de longo prazo com fornecedores para ajudar a mediar riscos. O fornecedor é responsável pelo gerenciamento e execução