REDAÇÃO
É importante ressaltar que uma prova de redação deve avaliar não só a capacidade de o(a) candidato(a) produzir um texto expositivo ou argumentativo, mas também de ler e interpretar o(s) texto(s) motivador(es) sugerido(s) para auxiliar o(a) candidato(a).
Além disso, o(a) candidato(a) deve se ater aos aspectos focalizados na situação escolhida, sem divagações, evitando, assim, que o texto produzido se configure como um caso de fuga ao tema, afinal, se o(a) candidato(a) fugir ao tema será atribuída nota zero à redação.
AS PROVAS ATUAIS
É sempre importante estarmos atentos para a realidade mundial e em especial a brasileira, temos de ler e assistir jornais, ler revistas, etc. em síntese, estar em sintonia com as notícias.
As provas atuais exploram com certo peso essas atualidades, incorporando o aspecto do dia-a-dia. É claro que o racionamento, assim como outros temas, estão cotados para servir de escopo à elaboração de um texto dissertativo, mas, o mais importante é que o candidato esteja preparado para enfrentar a tudo e a todos.
As provas de hoje estão todas intertextualizadas, com a integração de conteúdos comuns à prova de gramática, literatura e interpretação de texto, no qual o senso crítico e de compreensão do candidato farão a diferença.
Escrever bem não é coisa do outro mundo, é alcançável a todos, basta apenas interesse.
Na produção de um texto, o mais importante é como você organiza as idéias, muitas vezes o candidato sabe muito sobre o assunto, todas as suas causas e consequências, porém ele não tem a preocupação de organizar suas ideias, e esse, certamente é o responsável pela reprovação de muitos na prova de redação.
Quanto à opinião pessoal no ato da elaboração de um texto dissertativo, você obrigatoriamente terá de ter um posicionamento, veja bem, é diferente de opinião, você nunca deverá utilizar o termo "na minha opinião", isso é fatal. Mas terá de ter um posicionamento. O modo de correção da prova é muito rígido, de modo que