Introdução a Engenharia
1 O que é planejar?
Certa feita, um americano conversava com um brasileiro e fez o seguinte comentário: “brasileiro é bom para dar jeitinho...”. O brasileiro sentindo-se orgulho-se pela expressão, não intimidou-se e respirou fundo, estufando o peito. Esqueceu-se, entretanto, de aguardar a conclusão do raciocínio do ilustre visitante: “...mas isto só acontece porque não sabe planejar. Planejando, não precisaria dar jeitinho para as coisas.”
Nota-se um certo viés no rumo da arte de executar tarefas ou atividades com prévio planejamento, o que conduz ao tradicional jeitinho brasileiro de resolver as coisas de última hora ou com gambiaras.
Consultou-se o minidicionário Aurélio para iniciar algumas definições pertinentes ao tema. Neste, Planejar é um verbo transitivo que significa fazer o plano ou planta de; projetar, traçar, ou o mesmo que tencionar, sendo Planejamento o substantivo masculino (FERREIRA, 1977). Não obstante, cabe ressaltar que planejar é vislumbrar um olhar para o futuro em planos sólidos de condução das atividades meio, sem as quais não se consegue atingir resultados satisfatórios. França et al. (1998) relata que planejamento é o produto de uma tomada de decisão que permite direcionar ações de forma coordenada e dinâmica visando a execução, acompanhamento, controle e avaliação de serviços. Diferencia-se de previsão, projeção, predição, resolução de problemas ou planos. O plano corresponde a um documento formal que se constitui na consolidação dos informações e atividades desenvolvidas no processo de planejamento; é limite da formalização do planejamento; é uma decisão em que a relação custo-benefício deve ser observada (OLIVEIRA, 1992).
Em todas as profissões, a prévia organização das atividades permite economia de tempo, dinheiro e redução dos riscos, possibilitando detectar erros, escolher o melhor caminho e tomar as melhores decisões sobre o percurso a ser seguido.
2 O