EStudo empresa china in box
Instituto A Vez do Mestre
Especialização em Administração da Qualidade
Autora: Rafaela Carvalhaes Laudano
Orientadora: Geni Lima
OS 14 PRINCÍPIOS DE GESTÃO DO MODELO
TOYOTA
Rio de Janeiro
Abril/2010
2
AGRADECIMENTOS
Agradeço à minha família, em especial à minha filha Isabela de dois anos, por ter a ausência da mamãe nos dias do curso, à minha Mãe Marilda e minha
Tia Marília que ficaram até tarde me esperando chegar em casa cuidando da minha pequena e ao meu marido por entender a necessidade de realizar esta Especialização.
A
orientadora,
especial,
por
um sua agradecimento ajuda para
desenvolver este trabalho. A todos os professores do curso de Administração da Qualidade que contribuíram com seus conhecimentos ao longo do curso.
A Deus por tudo e por estas pessoas fazerem parte da minha vida.
3
DEDICATÓRIA
Dedico à minha filha Isabela, que me trouxe a plena felicidade da vida, ao meu marido Edson pelo apoio e incentivo, e ao meu pai Roberto por sempre acreditar em mim.
4
RESUMO
O modelo Toyota de Gestão é utilizado para se atingir um alto grau de desempenho e competitividade, acelerar processos, reduzir perdas e melhorar a qualidade do produto final. Este modelo está sendo cada vez mais, utilizado por várias empresas ao redor do mundo. A base de sustentação do STP é a absoluta eliminação do desperdício e os dois pilares necessários à sua sustentação são o Just in time1 e a Autonomação2. Os lotes de produção são pequenos, permitindo uma maior variedade de produtos, e os trabalhadores são multifuncionais, ou seja, conhecem outras tarefas além de sua própria e sabem operar mais que uma máquina. Neste sistema a preocupação com a qualidade do produto é extrema.
Segundo LIKER (2005), são 14 os princípios que comandam as atividades da Toyota , divididos em 4 categorias que resultaram na conquista da liderança do mercado mundial de montadoras por parte da Toyota. A compreensão da filosofia, visão de processo, desenvolvimento