Estudo de caso China In Box
1. Após conhecer a história da China In Box e saber que Robinson não elaborou um plano de negócios e mesmo assim sua empresa cresceu rapidamente, a que você atribui o sucesso deste negócio? O plano de negócios não teria utilidade para Robinson quando ele resolveu abrir a empresa? E atualmente, você acha que Robinson tem e usa um plano de negócios ou a expansão da rede se dá de forma empírica?
R1 - A ideia inivadora de criar um restaurante restaurante de comida chinesa com delivery, que não existia no Brasil. Teria ultilidade sim mas não era tão nescessario já que não havia concorrentes ao servisso que ele estava oferecedo. Hoje em dia Robson com certeza tem um plano de negocios pois sem um o China in Box não conseguiria ter crescido da forma que cresceu.
2. De que forma o plano de negócios poderia ajudar na gestão da China In Box? Por que
Robinson decidiu criar a rede de franquias? De que outra forma a empresa poderia crescer?
R2 - O plano de nogocios poderia ajudar nos primeiros problemas da empresa como a divulgação, organização e etc. Porque ele viu uma otima oportunidade de espandir a empresa depois de ser convidado a participar da feira de franquias no Anhembi, onde foi procurado por diversas pessoas interessadas em abrir uma franquia da loja China In Box. Investindo em marketing e atendendo os clientes da melhor forma possível para que ele sempre volte.
3. Quais são as qualidades empreendedoras mais marcantes em Robinson? E quais não são?
Recorrendo ao modelo de Timmons, que fator parece ter sido mais importante na história da criação da empresa: pessoas, recursos, ou oportunidade? Por quê?
R3 - Robinson é uma pessoa com uma visão muito global, ele nunca se prende ao óbvio, procura sempre analisar tudo de uma maneira bem abrangente, tem raciocínio rápido, facilidade em identificar boas oportunidades, em aprender e em lidar com pessoas. Ele não se da bem com as tecnologias novos e é deseorganizado.