Estudo Ec Logico Gravidez Adolescencia
Disciplina de Epidemiologia Analítica
Exercício: Estudo ecológico
O exercício foi baseado no artigo científico, intitulado: “Gravidez na adolescência: estudo ecológico nas microrregiões de saúde do Estado do Mato Grosso do Sul, Brasil – 2008, publicado na Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, em março de 2014.
1) Como a Organização Mundial da Saúde define o período de adolescência?
R: De acordo com a Organização mundial da Saúde é um período de transição entre a infância e a fase adulta, a qual é marcada pelo o início da puberdade à maturidade sexual e reprodutiva,e pela mudança do estado de uma infância com dependência para uma situação de independência.
2) Porque a gravidez na adolescência é considerada um grande problema de saúde pública no Brasil?
R: Devido complicações obstétricas que ecorrem principalmente da imaturidade biológica e do desenvolvimento incompleto da ossatura da pelve do útero, uma causa de mortalidade entre mães de 10 a 19 anos de idade
3) No Brasil, quais as diferenças entre as classes sociais de adolescentes que contribuem para a gravidez na adolescência?
R: Pelo baixo grau de instrução, que é um fator que expõe a adolescente à gestação não planejada; em contrapartida, adolescentes com maior escolaridade consideram a educação formal como uma possibilidade concreta para alcançar melhores condições de vida e portanto, adiam a procriação.
4) Qual é o objetivo do estudo?
R: O objetivo deste estudo foi descrever a proporção de nascidos vivos e a taxa de fecundidade de mães de 15 a 19 anos e analisar sua correlação com indicadores socioeconômicos, nas microrregiões de saúde (MRS) do estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, no ano de 2008.
5) Mencionar o grupo de mulheres em que o estudo foi realizado?
R: Foram incluídas no estudo as mulheres de 15 a 19 anos de idade que tiveram filhos nascidos vivos no ano de 2008, residentes no estado de Mato Grosso do Sul e cujas informações referentes