Desenvolvimento Humano Papalia
O RECÉM-NASCIDO P.113 (2010) P.150 (2006)
As primeiras quatro semanas de vida, o período neonatal, representa a transição da vida no útero, onde o feto é totalmente sustentado pela mãe, para uma existência independente.
TAMANHO E APARÊNCIA
95% dos neonatais pesam entre 2,5 e 4,5 kg e têm entre 45 e 55 cm de comprimento.
Os meninos tendem a ser ligeiramente mais compridos e pesados do que as meninas, e o primogênito tende a pesar menos ao nascer do que os filhos posteriores.
Em seus primeiros dias, os neonatos perdem até 10% de seu peso, começam a ganhar peso entre o décimo e o décimo quarto dias.
Os recém-nascidos = grande cabeça (um quarto do comprimento do corpo) e o queixo pouco proeminente (o que facilita a amamentação).
Cabeça comprida e deformada por causa do "amoldamento" que facilitou sua passagem pela pélvis materna.
Os ossos cranianos ainda não se fundiram; eles levam 18 m para estarem completamente fechados. – Fontanelas (espaço macio e membranoso que separa os ossos do crânio dos recém-nascidos) - são cobertos por uma membrana rígida.
Cartilagem do nariz do bebê também é maleável.
Muitos recém-nascidos têm um tom rosado porque sua pele é tão delgada, que mal esconde os capilares por onde o sangue circula.
Durante os primeiros dias, alguns neonatos são muito peludos porque a lanugem, penugem pré-natal aveludada, ainda não caiu.
Todos os bebês novos são cobertos de vernix caseosa ("verniz caseoso"), proteção gordurosa contra infecções que seca em alguns dias.
O feto e a mãe possuem sistemas circulatórios e batimentos cardíacos separados; o sangue do feto é purificado através do cordão umbilical, o qual leva o sangue "usado" para a placenta e retorna com um novo suprimento.
Após o nascimento, o sistema circulatório do bebê precisa funcionar sozinho.
Os batimentos cardíacos do neonato são rápidos e irregulares, e a pressão arterial não se estabiliza antes do décimo dia de vida.
Anoxia -