estudo dos microscopios
O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células .
A invenção deu –se em 1590,pelo Hans Janssen e seu filho Zacharias,dois holandeses fabricantes de óculos . Eles ampliavam imagens e observavam objetos muito pequenos por meio de duas lentes de vidro montadas nas extremidades de um tubo.
O primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi Antonie Van Leeuwenhoek (1632- 1723).
Os microscópios de Leeuwenhoek eram de uma única lente ,pequena e quase esférica .
Leeuwenhoek também descobriu a existência dos micróbios ,chamados antigamente de seres microscópios ,hoje conhecido como microorganismos.
Em 1665 Robert Hooke,descreveu e representou a célula,desenvolveu um aparelho com duas lentes ajustadas nas extremidades de um tubo de metal.
Atualmente ,os aparelhos utilizados nos laboratórios de escolas e universidades são na maioria microscópios ópticos e fotônicos,que utilizam luz.
Possuem dois conjuntos de lentes de vidro ou de cristal,fornecem ampliações de 100 a 100 vezes.
Os microscópios dividem basicamente em duas categorias:
*Microscópio Óptico :funciona com um conjunto de lentes (ocular e objetiva )que ampliam a imagem transpassada por um feixe de luz.
*Microscópio Eletrônico :amplia a imagem por meio de feixes de elétrons ,dividem em duas categorias: microscópios de varredura e de transmissão .
Os microscópios de varredura ,trabalham com uma larga variedade de efeitos físicos (mecânicos ,ópticos ,magnéticos ,elétricos).
Um tipo especial microscópio eletrônico de varredura por tunelamento,oferece aumentos de até cem milhões de vezes,possibilitando a observação da superfície de algumas macromoléculas ,como o caso do DNA.
No microscópio eletrônico de transmissão ,em vez de luz há um feixe de elétrons