Estudo do trabalho
Focaliza os comportamentos observáveis e também as ações interiores como pensar, perceber e decidir. (As questões observáveis são vistas através do comportamento).
Estuda o comportamento das pessoas como indivíduos e como membros de grupos e organizações. Analisa o “comportamento” das unidades sociais mais amplas (grupos e organizações). Grupos e organizações não se comportam da mesma maneira que os indivíduos.
Pessoal
Níveis de Análise Grupal do C. O. Organizacional
SUBAREAS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Desenvolveu-se a partir de várias subáreas da Psicologia (como por exemplo: clínica, experimental e industrial). O Comportamento Microorganizacional estuda o comportamento individual dentro de uma organização. Pertencem a essa área, as questões sobre a habilidade individual, a motivação e a satisfação.
Desenvolveu-se a partir das comunicações, da Psicologia Social e da Sociologia Interacionista. O Comportamento mesoorganizacional procura compreender o comportamento das pessoas que trabalham juntas em equipes e grupos. Estuda questões como liderança, socialização e dinâmica de grupo.
Desenvolveu-se a partir da Sociologia, Economia, Antropologia e Ciência Política. Trata de questões como a estrutura e o status social, o conflito, a negociação, a competição, a eficiência e as influencias culturais e ambientais.
Atitude
Atitude
As atitudes constituem-se de afirmações avaliativas que podem ser favoráveis ou desfavoráveis, variando de acordo com os objetos, pessoas ou eventos. Elas refletem como um indivíduos pode se sentir mediante a alguma ação ou sentimento.
O comportamento organizacional está ligado a atitude, que é formada por 3 aspectos: