Estudo do texto mario sergio cortella
ESTUDO DO TEXTO DE MARIO SÉRGIO CORTELLA – DATA DE ENTREGA: 13/06/2012
(O texto faz parte da nossa programação e está disponível na pasta de Intr. à Pedagogia – 245)
PROF. NÁDIA MARIA SOARES SANDRINI
Reforçando o que já estudamos, definimos que a Pedagogia estuda a educação em qualquer ambiente social onde ocorra. Seu objeto de estudo é a ação educativa e seu compromisso é avançar na sistematização e no aprofundamento de uma teoria da educação mais abrangente. Não se pode falar de Pedagogia sem falar de educação. Assim também não se pode falar em educação, sem falar em sociedade, pois, esta é um fato social que pode ser descrito, compreendido, analisado, investigado. E, é justamente a Pedagogia quem vai teorizar e refletir sistematicamente esses aspectos da educação e as suas relações com outros aspectos através de conceitos e proposições.
Portanto, a Pedagogia tem a responsabilidade de investigar os problemas educativos, buscando através de conhecimentos cientificos, filosóficos e técnico profissionais, a explicação e formas de intervenção metodológica na atividade educativa que é responsável pelo processo de trasmissão e apropriação dos saberes históricos e modos de agir.
Claro está a relação da Pedagogia com a construção do conhecimento e a escola, instituição socialmente organizada para auxiliar na concretização deste fim. Com o objetivo de aprofundar nossas reflexões, buscamos em Mario Sérgio Cortella uma leitura complementar. Selecionamos de seu livro: “A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e politicos” (13.ed.-São Paulo:Cortez,2009) o capítulo “A escola e a construção do conhecimento”.
1) Leia o texto na íntegra e registre com suas palavras a ideia central, ou seja, do que nos fala Cortella.
2) Na pág. 89 e 90 do texto, em nota de rodapé, Cortella narra um diálogo travado com seu filho. Qual a sua opinião sobre este fato? O que chamou a