Glossario
História da Administração
Como entender as origens, as aplicações e as evoluções da administração
Glossário dos principais termos técnicos da administração
Material Complementar
Portal Atlas
São Paulo
Editora Atlas S.A. – 2011
Glossário dos principais termos técnicos da administração
“A história é adversária do tempo, depósito dos fatos.
Testemunha do passado, exemplo do presente, advertência do futuro.”
Miguel de Cervantes
A seguir, são apresentadas para facilitar o entendimento do conteúdo deste livro, definições básicas dos principais termos técnicos da administração.
Salienta-se que alguns – poucos – termos técnicos da administração apresentados nesta relação não aparecem, de forma explícita, no texto do livro, mas são de importância para o melhor enquadramento do leitor com a história da administração. E que a forma de “entrar” em um assunto pode apresentar duplicidade, mas para facilitar o acesso pelo leitor.
5 Por quês (5 Ws – 5 Why) é a técnica dos executivos japoneses que perguntam “por que” cinco vezes. Ao receber a resposta para o quinto “por que”, creem ter achado a causa-raiz do problema analisado. 5 S é a técnica japonesa representada por seiri (utilidade), seiton (arrumação), seiso (limpeza), seiketsu (higiene) e shitsuke (disciplina). São comportamentos para melhorias, bem como uma técnica operacional que, quando desempenhada de maneira apropriada, revela a abertura pela qual outras melhorias podem entrar nos processos.
5 W – 2 H (What, Who, Where, When, Why, How e How Much) (Que, quem, onde, quando, porque, como e quanto) são perguntas utilizadas para especificar em detalhes certa situação em análise.
Ação é a capacidade de tomar e implementar as decisões necessárias para a solução das situações diagnosticadas, otimizando os recursos disponíveis e alcançando os resultados previamente estabelecidos pela empresa.
Acompanhamento é a verificação, em tempo real, da