Estudo do livro "Convite à Filosofia" Marilena Chauí
Especialização em Desenvolvimento Infanto Juvenil:
Um enfoque Psico-Educacional
Professor: Guilherme Caldeira
Aluno: João Bosco Santos
Modulo II
Fundamentos Epistemológicos da Psicologia e da Educação
Estudo do Livro “Convite à Filosofia”
Marilena Chauí
Aracaju - Sergipe
Agosto/2010
UNIDADE I – RESPOSTAS
CAPÍTULO 1 – A ORIGEM DA FILOSOFIA
1. Filosofia significa Amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. A invenção da palavra filosofia é atribuída ao filosofo grego Pitágoras de Samos.
2. Queria dizer que o filósofo não é movido por interesses comerciais, não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa pra ser comprada e vendida no mercado; também não é movido pelo desejo de competir, não faz das idéias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores ou “atletas intelectuais”; mas é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, a vida, em resumo, pelo desejo de saber.
3. A aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana; da origem e causas do mundo e de suas transformações da origem e causas das ações humanas e do próprio pensamento.
4. Traças da filosofia nascente: o Tendência á racionalidade o Recusa ás explicações pré-estabelecidas o Tendência ás argumentação e ao debate o Capacidade de generalização o Capacidade de diferenciação
5. A tendência á racionalidade significa que a razão humana ou o pensamento é a condição de todo conhecimento verdadeiro e por isso mesmo a própria razão ou o próprio pensamento deve conhecer as leis, regras, princípios e normas de suas operações e de seu exercício correto.
6. Síntese é a capacidade de generalização, isto é, de mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas diferentes ou para muitos fatos diversos porque, sob a aparência da diversidade e da variação percebidas pelos órgãos dos sentidos, o pensamento