E´tica CEDERJ - Aula 2
Aluna: Priscila Velasco Chaves
A partir dessa atividade, você precisará ter acesso ao livro "Convite à Filosofia" de Marilena Chauí. Como indica a apostila do curso na pág. 25, você poderá encontrar uma cópia do livro emhttp://docente.ifrn.edu.br/avelinolima/disciplinas/filosofia-da-mente/livro-convite-a-filosofia-marilena-chaui/view. Salve sua cópia para as aulas e atividades seguintes! A paginação que vou indicar se refere à edição de 2000, disponível no site da ufsc. Se você usar outra edição, guie-se pelo número do capítulo e da unidade.
Leia o capítulo 2 da Unidade I de Chauí, Marilena. Convite à Filosofia (págs. 25 a 38) e responda às questões abaixo:
1. Como surgiu a filosofia? Quais as diferenças entre o pensamento filosófico e o Mito?
Os estudiosos se perguntavam se a Filosofia teria nascido de uma transformação gradual dos mitos gregos ou se ela teria nascido através de uma ruptura radical com estes mitos? À época foram dadas duas respostas.
A primeira, dada no final do século XIX e início do século XX, afirmava que a Filosofia teria nascido através de uma ruptura radical com os mitos, sendo uma explicação científica da realidade.
Já a segunda, produzida em meados do século XX, demonstrava a importância dos mitos na organização social e cultural das sociedades e que estes estavam sobremaneira ligados ao modo de pensar delas. Assim, afirmavam que a Filosofia teria nascido, de forma gradual, do próprio mito, como uma espécie de racionalização dele.
Atualmente, no entanto, ambas as respostas têm sido consideradas exageradas, vez que a Filosofia havia reformulado e racionalizado as narrativas míticas, por perceber as contradições e limitações dos mitos, transformando-as em uma coisa nova e diferente.
Mas afinal, o que é mito? Importante destacar o que seja este antes de estabelecer as diferenças entre o pensamento filosófico e o mito. Mito nada mais é do que uma narrativa sobre a origem de alguma coisa. Para os gregos, o mito é um discurso