Estudo do bloco econômico asean
Os principais objetivos dessa associação são: acelerar o crescimento econômico, progresso social e desenvolvimento cultural na região e promover a paz e a estabilidade através do respeito e justiça entre os países integrantes.
Os países membros da ASEAN adotaram durante a conferência de 1976 o Tratado de Amizade e Cooperação, que apresenta os seguintes princípios fundamentais: o respeito mútuo pela independência, soberania, igualdade, integridade territorial, identidade nacional; o direito de cada Estado para conduzir a sua existência nacional, livre de interferências externas; não ingerência nos assuntos internos de outro país; a renúncia à ameaça ou uso da força; cooperação eficaz entre si.
Política
Os países membros da ASEAN possuem 3 formas de governo distintas: 50% são Estados Republicanos (Filipinas, Indonésia, Laos, Singapura, Vietname), 40% são Estados Monárquicos (Brunei Darussalam, Cambodja, Malásia, Tailândia) e os restantes 10% (correspondentes a um país, o Myanmar) são governados por uma Junta Militar.
Religião
No espaço da ASEAN, o Budismo é a religião mais influente estando presente em oito dos dez Estados. Apenas o Reino do Brunei Darussalam e a República das Filipinas não seguem o Budismo. A segunda religião com maior presença na ASEAN é o Islamismo, presente em sete Estados. O Cristianismo fica com o terceiro lugar como força religiosa da ASEAN, difundido em seis Estados. Por último, estão o Hinduísmo e o Taoísmo, com presença significativa somente em dois Estados.
História
Históricamente o único país que conseguiu manter a sua