Estudo dirigido
1. Em relação ao debate sobre a cultura, o que fica demonstrado pelas comparações entre os padrões de comportamento desenvolvidos por vários povos?
Fica demonstrado que os padrões de comportamento desenvolvidos se diferem quando comparados uns com os outros em relação aos diversos povos, esses padrões são desenvolvidos com base na cultura que é passada hereditariamente entre os indivíduos daquele determinado povo, criando dessa forma uma ampla diversificação de culturas. Ou seja, cultura é uma característica conjunta de um povo, que relaciona amplamente na sua forma de viver, todos seguem uma determinada cultura e não existe uma cultura melhor que a outra, todas foram desenvolvidas e passadas por gerações, e elas refletem caracteristicamente o modo de viver de cada povo.
2. Qual o significado da Conferência da UNESCO de 1950 no que se refere ao relativismo cultural?
A conferência da UNESCO de 1950 abordava uma questão racial, A Questão da
Raça, a primeira das quatro declarações feitas pela UNESCO sobre o que seria uma definição de raça em humanos. No que se refere ao relativismo cultural foi extremamente importante, desde sua data marcada com o fim da Segunda Guerra Mundial, que se marcou com conflitos onde uma cultura desejava “oprimir” a outra, a conferência tinha o objetivo de esclarecer cientificamente o que é conhecido sobre raça e também condenar o racismo, o que é de extrema importância para o relativismo cultural que procura observar os sistemas culturais sem os avaliar com conceitos de moral e ética, afinal a pratica do racismo é completamente o oposto.
Assim o estudo com base científica feito pela UNESCO e apresentado na conferencia de 1950, foi uma chave para o desenvolvimento e crescimento do relativismo cultural.
3. Quais são os limites do determinismo geográfico para o entendimento das diferenças culturais?
No determinismo geográfico acredita-se que o ambiente físico